sexta-feira, 2 de maio de 2008

Seja bem-vindo...

Não estou acostumado a fazer monólogos, portanto não sei exatamente o que colocar aqui. Mas eu pego prática. ^^

Bom, hoje foi 1º de maio, dia do Trabalhador...

O mês de maio tem uma carga histórica bem grande... Principalmente se o ano em questão terminar com o dígito 8...

A data, escolhida pela II Internacional Socialista, representa a vitória dos operários frente as condições injustas que lhes eram impostas pela burguesia(Será que pensamos no que era dito, na real situação da época e no que foi conquistado?). Da mesma forma, ela também é marcada pelos protestos de estudantes da década de 60 ocorridos no Brasil contra o regime opressor instaurado aqui e na França onde os alunos buscavam uma maior liberdade de expressão dentro da academia. Muitas pessoas desconhecem os protestos ocorridos no Brasil, e não em admira de pessoas ditas "intelectuais Acadêmicas" pensem que o "povão Brasileiro" é acomodado, é festeiro. A nossa história está recheada de revoluções e de protestos desse povo, só que não nos são passados, por preconceitos intelectuais e históricos que nós, professores e pesquisadores de história, insistimos em reproduzir.


As datas comemorativas não simplesmente para serem lembradas ou para se aproveitar o tempo livre de um feriado. Elas são para se refletir os eventos passados e pensar no sentido que damos ao presente.

De fato, Aldous Huxley nunca esteve tão certo: "A maior lição que a História nos ensina é o fato dos homens jamais aprenderem as lições da História".

Nenhum comentário: